Brincando e aprendendo!!!

As histórias ficam, as personagens se imortalizam!!!

Leitores Especiais!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Uma reunião substancial !!

Uma reunião substancial

- Está aberta a 1ª reunião mensal dos nove...

- Oito, senhor!

- Como oito!? Sabemos que somos nove: Substantivo Coletivo, modestamente representado por minha humilde pessoa, Substantivo Pròprio, Substantivo Comum, Substantivo Simples, Substantivo Composto, Substantivo Primitivo, Substantivo Derivado, Substantivo Concreto e o Substantivo Abstrato...

- É exatamente o abstrato quem está faltando, senhor!

- Mas isso é intolerável ! Certo de que se trata de um substantivo um tanto deficiente, pois dá nome a seres que dependem de outros seres para existir, porém isso não justifica sua ausência...

- ”Ausência” é uma palavra abstrata senhor, pois depende do fato de estar de estar alguém ausente para poder existir...

- Escuta aqui, senhor Substantivo Comum , quem determina os assuntos aqui sou eu, afinal eu sou o Coletivo - diz com ar de superioridade.

- Desculpe-me, senhor.

- Está desculpado, mas trate de se colocar em seu devido lugar, afinal a sua função é a mais reles de todas, apenas a de dar nome a um grupo de seres de uma mesma espécie, coisas comuns: casa, relógio, disco, homem e outros, por isso sua função é a mais simples...

- Simples? Presente Substantivo senhor! Quer dizer, Substantivo senhor Simples, presente! Ou melhor...Substantivo Simples presente, senhor!

- Dormindo em plenário, Senhor Simples?

- Sinto muito , senhor !

- Aliás, andei sabendo que o senhor e o senhor Composto andaram se encrencando novamente.

- A culpa foi do Substantivo Composto, senhor!

- Minha!?

- Sim, sua. Você me provocou dizendo que eu nunca seria promovido, pois não passo de um substantivo que para dar nome aos seres , utilizo apenas um termo, disse que eu seria esse vulgar de sempre, este simplório .

- Espera ai, foi você que me irritou, alegando que eu era um substantivo incompetente, pois precisava de dois termos para dar nome a um único ser...

- Já chega ! Não é para isso que estamos aqui reunidos nesta importante assembléia. Temos um grande problema a solucionar. Um assunto que tem a ver com nossos maiores oponentes, os verbos!

A agitação foi geral , o nome verbo era muito mal visto entre os substantivos, pois todos sabiam que estas duas classes de palavras lutam, desde a origem da gramática, pela supremacia textual.

- Sim, meus amigos, os verbos. Segundo o ultimo ibope gramatical, eles estão sendo considerados mais importantes do que nós!

- Isto é um absurdo!

Gritou o substantivo Próprio, um dos mais renomados dessa classe gramatical e muito considerado por todos, pois é aquele que dá nomes a um ser entre todos os seres de uma mesma espécie, responsável pelo nome dos países, das cidades , das pessoas etc.; um destacável com letra maiúscula.

- Eu também acho que é um absurdo, senhor Próprio, mas o que podemos fazer, é a realidade!

- Eu quero falar!

Era o substantivo Primitivo, o mais antigo da academia dos substantivo e, por isso, tremendamente respeitado. É considerado por todos um sábio, afinal, é o substantivo que não deriva de nenhuma outra palavra da própria língua portuguesa, ele é a própria origem.

- Então fale , senhor Primitivo - disse num tom de desprezo o Substantivo Coletivo.

- Senhores a culpa de nossa desvalorização como classe gramatical, está entre nós mesmos...
Todos se entreolharam com um ar de estranheza. Ouviu-se até um comentário de que o Primitivo estaria caducando.

- Nossa culpa ! ? Argumentou o Coletivo .

- Sim , nossa , porque perdemos nossa humildade e principalmente nossa união . Veja o senhor , caro Substantivo Coletivo, pelo fato de ter um poder muito grande, pois é um substantivo comum que mesmo estando no singular , é capaz de designar um conjunto de seres das mesma espécie, perdeu a capacidade de ser humilde, se aclamando um líder , um mandão com ares de autoritarismo. Esqueceu-se até , que “povo”, é um exemplo seu.

O Substantivo Coletivo abaixou a cabeça envergonhado.

- Todos nós somos importantes . O senhor Derivado, pôr exemplo acanhado aí em seu canto,
sem coragem de se expressar, é tão importante quanto eu, pois com o desenvolvimento brutal do mundo, eu sozinho não conseguiria , com minha primitividade , designar todos os seres. O senhor tem função importante e precisa entender isso. O fato de se originar de outra palavra, não significa que não deva dar força de participação no grupo!

Lágrimas brotaram dos olhos do Substantivo Derivado.

- Por outro lado, o senhor, Substantivo Concreto, não é porque mostra-se um substantivo independente, pois é aquele que dá nome aos seres que não dependem de outros seres para existir, que não pude fazer dessa independência um fator de superioridade, é preciso respeitar os companheiros , que são tão importantes quanto você!

Todos ficaram em silencio , reflexivos e admirados da sapiência daquele ancião. Este, por sua vez, continuou:

- Os substantivos , desde a criação do mundo , de todas as substâncias , e daí o nosso nome , têm um papel insuperável. Sabemos que os seres humanos pensam as coisas através dos nomes que elas têm. Por isso , temos que nos manter unidos , respeitando a função de cada um, entendendo que só com humildade , com amor ao próximo , seja ele de classe gramatical for, é que podemos crescer e vencer.

Todos aplaudiram entusiasmadamente. E aquela que era para ser uma reunião de estratégia de enfrentamento ao inimigo , acabou se transformando numa grande festa de confraternização, onde novos nomes foram criados em função de se estabelecer a paz entre as classes gramaticais.
(JOÃO CARLOS DE MENEZES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita