Brincando e aprendendo!!!

As histórias ficam, as personagens se imortalizam!!!

Leitores Especiais!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Troca de orações !!

Troca de orações!!

- Professora , minha mãe me disse que eu estou precisando de muita oração.

- Primeiro nós temos que aprender as “frases” Neninho , mais tarde aprenderemos as orações .

- Mas ela disse que eu preciso de muita oração !

- Olhe , Neninho , se você e seus coleguinhas ainda nem aprenderam “frase” , como é que eu vou ensinar “oração” ?

- O que é frase professora ? - gritou a Carlota Sirene com sua vozinha estridente lá do fundo da classe .

- Já que você perguntou , Carlotinha frase é uma palavra ou um conjunto de palavras que expressam um sentido , uma idéia completa.

- Professora , e pode haver uma frase com apenas uma palavra !? - Disse apressadamente Janjão Carreira.

- É isso mesmo, Janjão !

- Eu também entendi - argumentou Neninho - mas minha mãe disse que estou precisando de muita oração !

- Olha Neninho, já que você precisa tanto das orações, vou explicar para todos entenderem: a oração é uma frase ou parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo. Cada verbo corresponde a uma oração. Se temos mais de uma oração, dizemos que há ali um período composto; se temos apenas uma oração , dizemos que temos um período simples.

- E o que é período, professora? - perguntou Maneco Sopra-Sopra.

- Período é a frase formada por um ou mais verbos, ou seja formada por uma ou mais orações. Bom , agora que todos já sabem oração e frase, vou dar vários exercícios para vocês fazerem em casa. Satisfeito, Netinho?

- Sim , professora - com uma certa felicidade no rosto.
Chegando em casa, o menino todo contente, mostra à mãe o caderno cheio de orações para serem feitas.

- Olha mãe , a professora me deu um monte orações para fazer em casa, como a senhora pediu!

- Ah, santa burrice! Menino, eu falei que você devia pedir muita oração ao padre, pois ultimamente você anda endiabrado!
(JOÃO CARLOS DE MENEZES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita