Brincando e aprendendo!!!

As histórias ficam, as personagens se imortalizam!!!

Leitores Especiais!!

sábado, 12 de junho de 2010

Um caso de advérbios !!

Um caso de advérbios

- Isso são modos de entrar na sala , garota?
- Que modos profe ?
- Apressadamente !
- Já sei , profe, hoje é aula de advérbios e “apressadamente” é um adverbio de modo , que está modificando o verbo entrar.
- Muito bem , a mocinha apesar de atrasada , parece que andou estudando?
- Desculpe, profe , estou atrasada porque sai muito tarde da casa de meu namorado. Aí ,profe ! Usei mais dois advérbios , um de intensidade e outro de tempo , os dois estão modificando o verbo “sair”.
- Mas hoje é dia de namorar , menina?
- Eu não estava namorando, profe ! É que meu namorado resolveu me ensinar um pouco de advérbios .
- E pelo visto ensina bem !
- O senhor não imagina como ! Aliás , ele não só ensina bem ,como beija bem.
A classe toda caiu na risada. O professor meio sem graça , retoma a conversa.
- Isso não vem ao caso menina , não nos interessa!
- Como não nos interessa , profe ! ? Imagine se ele só beijasse de forma sem graça ! Ainda bem que o verbo “beijar “, no caso dele , vem transformado pelo advérbio “bem” um adverbio de modo ou de intensidade , e que intensidade, ai , ai !!!
- Comporte-se , menina .
- Perdão , profe.
- E o seu namorado só falou da modificação em verbos ?
- Não ! Ele falou também que o advérbio , além de verbos , pode modificar também um adjetivo . Inclusive , profe, ele me deu um exemplo prático.
- Que exemplo?
- Bom , primeiro ele me abraçou e disse que aquele abraço era carinhoso , em seguida ele me abraçou com mais força , dizendo que aquele era um abraço muito carinhoso , e completou explicando que o adverbio “muito”, de intensidade , estava modificando o adjetivo “carinhoso”.
- Muito esperto seu namorado , eu diria esperto demais! E a senhora não se incomodou com um abração tão carinhoso, tão apertado assim?
- De modo algum, profe! Mesmo por que foi um abraço de trinta minutos, - novamente risos entre os alunos - mas foi um abraço apenas de ensinamento , profe !
- Isso explica o seu atraso ?
- O atraso se deve o fato de um advérbio modificar também outro adverbio .
- Como assim , menina ?
- É o meu namorado me explicou que um advérbio serve também
para modificar outro advérbio e resolveu dar-me um exemplo prático...
- Seu namorado deve ser bom em exemplos práticos - interrompe o professor, apoiado pelas risadas dos alunos .
- O senhor não sabe como !
- Prefiro não saber , é mais seguro ...
- O que , profe ?
-Nada, não!
-Pois então, ele me disse que era muito cedo para eu ir para a escola .
- E daí, onde está o exemplo ?
- Ora ,profe! Ele disse que o advérbio “muito”, de intensidade, estava modificando o adverbio “cedo”, de tempo . No que concordei prontamente .
- Faz sentido . Mas ainda não entendi o motivo do atraso .
-É que eu concordei com ele que realmente era muito cedo e aceitei o seu convite para irmos ao seu quarto ouvir música e para ele falar mais sobre advérbios
- Entendi... aí a senhorita perdeu a noção das horas !
- Pois é, profe , foram tantos exemplo práticos de advérbios. Ora ele sugeria situações com as quais eu não concordava, aplicando advérbios de negação , ora condordava dava com advérbios e com a situação e aí usava os advérbios de afirmação; outros momentos eu ficava indecisa e aplicava um advérbio de dúvida. Foi assim que acabei perdendo a hora, o senhor entende, não é ?
- perfeitamente ! Entendo... aliás, eu já estava entendendo tudo .
Terminada a aula , antes de sair , já na porta da sala , junto ao professor, a menina pergunta :
- Profe , quando começa a aula de verbos ?
- Por que quer saber ?
- É que o meu namorado já se ofereceu para ajudar . Disse que me pode ensinar muitas ações dos verbos .
- Então é melhor começarmos depois do casamento !


(João Carlos de Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita