Brincando e aprendendo!!!

As histórias ficam, as personagens se imortalizam!!!

Leitores Especiais!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

A Gramática entrou pelo cano!


Já enfrentou um alagamento gramatical? Na sua posição já teve problemas com preposição? Então leia o texto abaixo:


A gramática entrou pelo cano!!

- Pai! Dá para o senhor pagar uma professora particular para mim?

O pai, que acabara de chegar e nem tinha ainda respirado o oxigênio do lar, olhou para a esposa sem entender e em seguida dirigiu a palavra ao filho:

- Meu querido filho, você já está na escola pública, porque não temos dinheiro para pagar uma escola particular. Como vou tirar dinheiro do salário pra pagar uma professora particular?

Os olhos do menino lacrimejaram ao ouvir as considerações do pai e as lágrimas atingiram como uma bola de canhão o coração do velho, que prometeu até arrumar uma solução:

- Qual é o problema, filho?

- Preposição!

O pai torceu o nariz, pois aquele assunto pertencia à gramática e essa era também, para ele, uma questão não resolvida desde a época de estudante. O homem quase não dormiu a noite, estudava uma maneira prática de ensinar o conceito e a função dessa classe gramatical.

O sol raiou com o sorriso do menino nos lábios, também pudera, são poucos os pais que se prontificam a estudar com os filhos. Aguardava ansiosamente o momento. O pai abriu o livro na página 45 e leu o enunciado:

- "Preposição é a palavra invariável que liga dois termos"! - Pensou um pouco depois continuou - Eu não entendo muito bem da Língua Portuguesa, mas vamos tentar entender brincando com alguns canos no quintal!

Os olhos do menino brilharam naquele momento. O pai saiu e retornou logo em seguida com alguns tubos velhos de PVC e algumas conexões, em seguida foi até a mangueira de água, sob o olhar de admiração do filho, conectou um tubo no outro diante do olhar de incredulidade da mãe, que por mais que se esforçasse, não conseguia ver a ligação entre a gramática e o alagamento do quintal. Logo que a água começou a tomar conta do quintal, o pai já ouviu a primeira crítica sobre a sua estratégica pedagógica:

- Só faltava essa! Tamanho marmanjo brincando com água!!

Rindo e já molhado argumentou sem muita segurança:

- Não é brincadeira é uma aula sobre Preposição!!

O homem mostrava ao filho que o líquido transitava normalmente até o ponto da emenda, a partir dali era um esborrifar incessante de água para todos os lados. Olhou para o menino, que a esta altura já estava todo molhado e num sorriso só, e pai perguntou-lhe:

- Sabe por que a água está vazando na emenda?

- Não! E não estou vendo nada de Preposição!

- O vazamento é ocasionado pela falta da conexão perfeita entre os dois canos! Vou colar um conectivo entre os canos e depois da secagem da cola faremos um teste!

O pai lixou cuidadosamente a parte interna do conectivo lixou também as duas pontas externas dos canos a serem coladas. Colocou colas no conectivo e nas pontas dos canos e juntou-os. Não esqueceu de aproveitar e ensinar o trabalho de um Encanador.

- A gente lixa bem essas partes para proporcionar uma melhor colagem, é a mesma coisa que se faz com as palavras. Não com a lixa, mas escolher bem ela para obter a melhor ligação! Uma conexão perfeita entre os termos. É isso que se faz com as preposições!!

Sob os olhos abertos do filho, o pai fez a colagem. Esperou alguns minutos e ligou a torneira novamente, O líquido percorreu toda a extensão da mangueira sem que houvesse um vazamento sequer no local da emenda. O filho olhou a cena e com um semblante de interrogação falou:

- E como eu aplico essa teoria dos canos na gramática?

- Simples! Pegaremos duas palavras, por exemplo, o verbo "gostar" e o substantivo "doce" e com estas palavra formaremos a frase "Gosto doce"! Está vendo filho! Estas palavras não se encaixa perfeitamente, tal como no início da nossa experiência com os canos! Teremos então de observar o sentido que queremos dar a frase e localizar uma preposição que se encaixe perfeitamente entre as duas palavras e dê o sentido desejado.

Em seguida pegou um papel e escreveu três frases:

- Observe estas frases:

a) Gosto com doce!

b) Gosto para doce!

c) Gosto de doce!

Continuou:

- Olhe bem e procure o sentido destas frases. Verifique qual delas possui uma ligação perfeita, como as dos canos em nossa experiência!

- As três estão certas pai!

- Não filho, preste atenção no sentido! A letra "a" depende de uma informação anterior, o mesmo o corre com a letra "b"! A que restou é a letra "c" pois depende de si própria, já que a conexão entre os termos pela preposição "de" é perfeita!... Este é o fundamento da preposição, é a de ligar os termos entre si conforme o sentido desejado!

O pai olhou para o filho e aguardou. O garoto ainda com a testa franzida não disse nada. Esperou mais um pouco e perguntou:

- E então filho?

- Lindo pai! Gostei muito da aula de encanamentos e de preposição!!

- Foi o máximo que eu pude fazer!!

- Posso pedir mais uma coisinha para o senhor, pai?

- Sim filho!

- Na semana que vem, vou ter aula de advérbios! Não jogue fora os canos que a gente pode precisar!!

( Santiago Derin)

6 comentários:

  1. Não é comentário e sim depoimento:

    Cada visita nesses blogs do Professor Ademar é uma aula assimilada. Em alguns posts, como neste , reúne várias. Seja de linguagem, hidráulica (encanamento) e relacionamento familiar como exemplo.
    Já nem digo mais blogs do Ademar, são NOSSOS blogs de consulta e aprendizado.
    Término do depoimento.

    Professor Ademar
    Como sempre parabéns e abraços.
    Desse seu fã e recente aluno.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ademar!
    Gostei muito de suas aulas de gramática!
    Parabéns!
    E a garotada de hoje sabe muito pouco da nossa língua portuguêsa... É uma pena!
    Um abraço, Vera

    ResponderExcluir
  3. Ademar, obrigado pela visita no blog e já estou te visitando. Li este texto e como disse Regis o relacionamento familiar é de suma importância para que os alunos atinjam o aprendizado que desejamos. Abraços

    ResponderExcluir
  4. A aprendizagem é sempre minha... e aqui, uno à palavra cheia de detalhes dentro: lição!Com sua licença, usarei o texto em sala de aula, apresentado o professor. E fico em locução, à espera do próximo uso adverbial. Katyuscia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ademar, prazer em conhecê-lo.
    Realmente sua alma é de educador porque somente os grandes mestres sabem que ainda têm muito a aprender, mas parece que aqui quem tem muito mais a prender sou eu.
    Visitei seus blogs e achei tudo "muito interessante".
    As "imagens falam" por si só. Depois, resolvi pegar "carona" no "gramaticando" e fui descobrindo outras deliciosas "histórias e causos". Vi o amor de um pai que "baba mesmo" seu filho e sua família e achei sensacional.
    Resolvi tornar-me sua seguidora.
    Consegui em alguns blogs em outros não foi possível, não sei porquê, mas eu volto para ver seu tenho uma "chance nova".
    Por hora fico por aqui e te desejo tudo de bom.
    um grande abraço
    Angel

    ResponderExcluir
  6. Olá... Vim te visitar...
    Vários blogs... comecei por aqui... muito bom!
    Vou aos outros... rs...
    Bj!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita